O que é Conhecimento: Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação.
APOSTILAS
terça-feira, 17 de outubro de 2017
20 QUESTÕES ADIMINISTRAÇÃO PÚBLICA
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1 – (FCC - 2010 - TRT - 22ª Região (PI) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) - Arquivos constituídos de
documentos em curso ou frequentemente consultados para orientações de trabalho, controles ou tomada
de decisões, conservados nos escritórios ou em dependências próximas de fácil acesso, são denominados
a) Correntes ou de primeira idade.
b) Intermediários.
c) Permanentes.
d) Intermediários de primeira idade.
e) Permanentes setoriais.
2 – (FCC - 2010 - TRT - 22ª Região (PI) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) - Na gestão da qualidade
dos serviços públicos, a representação gráfica que permite a visualização dos passos do processo do serviço
ofertado ao cidadão, denomina-se
a) Organograma.
b) Ciclo PDCA.
c) Histograma.
d) Fluxograma.
e) Gráfico de Pareto.
3 – (FCC - 2010 - TRT - 22ª Região (PI) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) - Na gestão da qualidade da
administração pública a pesquisa, a avaliação e a apropriação dos melhores modelos de serviços e
processos de trabalho de organizações reconhecidas como representantes das melhores práticas,
denomina-se
a) Reengenharia.
b) Benchmarking.
c) Matriz GUT.
d) Método Ishikawa.
e) Método de Pareto.
4 – (FCC - 2010 - TRT - 22ª Região (PI) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) - ação do gestor público na
definição dos objetivos e os meios para alcançá-los de forma não aleatória, denomina-se
a) Organização funcional.
b) Controle ad hoc.
c) Coordenação dos recursos.
d) Função distributiva.
e) Planejamento governamental.
5 – (FCC - 2010 - TRT - 22ª Região (PI) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) - Na organização da
Administração Pública, a concessão de um serviço alinha-se com o modelo de estrutura organizacional,
denominado
a) Estruturação matricial.
b) Desconcentração administrativa.
c) Descentralização administrativa.
d) Departamentalização por programas e serviços.
e) Desconcentração funcional.
6 – (FCC - 2010 - TRT - 22ª Região (PI) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) - A Administração Pública
brasileira é classificada em administração direta e indireta. É correto afirmar que
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a) a administração direta não é exercida pelos órgãos centrais diretamente integrados à estrutura do Poder
Público.
b) empresa pública é a entidade dotada de personalidade jurídica de Direito Privado, com criação
autorizada por lei para a prestação de serviço público ou a exploração de atividade econômica e pertence à
administração indireta.
c) a administração indireta é exercida por entidades centralizadas que mantêm vínculos com o Poder
Público, e estão diretamente integradas na sua estrutura.
d) autarquia é um ente autônomo, com personalidade jurídica de Direito Público, patrimônio e recursos
próprios e pertence à administração direta.
e) fundação governamental ou pública é um patrimônio total ou parcialmente público, instituído pelo
Estado e cuja função é a realização de determinados fins, pertence à administração direta.
7 – (FCC - 2010 - TRT - 22ª Região (PI) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) - O princípio da
administração pública que tem por fundamento que qualquer atividade de gestão pública deve ser dirigida
a todos os cidadãos, sem a determinação de pessoa ou discriminação de qualquer natureza, denomina-se
a) Eficiência.
b) Moralidade.
c) Legalidade.
d) Finalidade.
e) Impessoalidade.
8 – (FCC - 2010 - TRT - 12ª Região (SC) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) - De acordo com a
Resolução n° 70/2009, o Conselho Nacional de Justiça e os tribunais indicados nos incisos II a VII do art. 92
da Constituição Federal elaborarão os seus respectivos planejamentos estratégicos, alinhados ao Plano
Estratégico Nacional, com abrangência mínima de
a) 10 anos.
b) 3 anos.
c) 5 anos.
d) 2 anos.
e) 4 anos.
9 – (FCC - 2010 - TRT - 12ª Região (SC) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) - Orienta a elaboração do
orçamento e sua execução, determinando que o orçamento deve conter todas as receitas e despesas
referentes aos Poderes que integram a esfera de governo. Trata-se do Princípio da
a) Universalidade.
b) Entidade.
c) Anualidade.
d) Competência.
e) Unidade.
10 – (FCC - 2010 - TRT - 12ª Região (SC) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) - Os tribunais promoverão
Reuniões de Análise da Estratégia ? RAE trimestrais, oportunidade em que poderão promover ajustes e
outras medidas necessárias à melhoria do desempenho, com a finalidade de, dentre outras,
a) preceder reuniões preparatórias com representantes dos tribunais com as associações nacionais.
b) sugerir a estruturação das atividades dos Núcleos de Gestão Estratégica.
c) acompanhar os resultados das metas fixadas.
d) coordenar as atividades de planejamento e gestão estratégica do Poder Judiciário.
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e) regulamentar o Comitê Gestor Nacional no auxílio do planejamento da gestão estratégica do Poder
Judiciário.
11 – (FCC - 2010 - TRT - 12ª Região (SC) - Analista Judiciário - Área Judiciária) - A respeito do ciclo PDCA,
analise:
I. Consiste em uma sequência de passos utilizada para controlar qualquer processo definido.
II. É uma ferramenta que auxilia na organização do processo de implementação de melhorias, dando uma
diretriz para a condução desses processos.
III. É usado para identificar uma ou duas categorias de situação nas quais a maioria dos problemas ocorre.
Essa ferramenta enfoca o esforço nas categorias que oferecem maior potencial de melhoria, exibindo suas
frequências relativas.
Está correto o que consta APENAS em
a) III.
b) II.
c) I e II.
d) I.
e) II e III.
12 – (FCC - 2010 - TRT - 12ª Região (SC) - Analista Judiciário - Área Judiciária) - O princípio orçamentário que
determina que deverão ser incluídos no orçamento, exclusivamente, assuntos que lhe sejam pertinentes,
refere-se ao Princípio
a) da Unidade.
b) da Programação.
c) da Competência.
d) do Equilíbrio.
e) da Exclusividade.
13 – (FCC - 2010 - TRT - 12ª Região (SC) - Analista Judiciário - Área Judiciária) - Considere:
I. Orçamento por programas é uma modalidade de orçamento que está intimamente associada ao
planejamento, traduzindo amplamente o plano de trabalho do governo, com a indicação dos programas e
das ações a serem realizados, inclusive com a discriminação dos projetos e atividades, bem como dos
montantes e das fontes de recursos a serem utilizados em sua execução.
II. Orçamento por programas tem como função principal propiciar o controle político sobre as finanças
públicas, valendo-se de técnicas contábeis, realizando o confronto entre as receitas e despesas, buscando
manter o equilíbrio financeiro e evitar ao máximo a expansão descontrolada dos gastos.
III. Orçamento por programas é uma modalidade de orçamento que incentiva os órgãos setoriais a
pressionarem o governo por contínua ampliação dos gastos, sem que haja uma avaliação quanto ao
alinhamento das novas despesas com a política de governo, suas estratégias e diretrizes.
Está correto o que consta APENAS em
a) II.
b) I.
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c) III.
d) I e II.
e) II e III.
14 – (CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO) - A
administração deve indicar um gestor do contrato, que será responsável pelo acompanhamento e
fiscalização da sua execução, cabendo à autoridade máxima do órgão ou da entidade o registro das
ocorrências e a adoção das providências necessárias ao cumprimento do contrato, tendo por parâmetro os
resultados nele previstos.
15 – (CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO) - Os contratos
cujo objeto seja a prestação de serviços executados de forma contínua poderão, desde que previsto no
edital, admitir repactuação visando à adequação aos novos preços de mercado, observados o interregno
mínimo de um ano e a demonstração analítica da variação dos componentes dos custos do contrato,
devidamente justificada.
16 – (CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO) - As
contratações que, efetuadas por empresas públicas, sociedades de economia mista e demais empresas
controladas direta ou indiretamente pela União, visam à prestação de serviços são disciplinadas por
resoluções do Conselho de Administração Pública.
17 – (CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO) - O processo de
compras governamentais deve obedecer às seguintes etapas: preparação, convocação, habilitação,
competição e contratação, e execução.
18 – (CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO) - O sistema de
registro de preços da administração federal direta, autárquica e fundacional é adotado, preferencialmente,
nas seguintes hipóteses, entre outras: quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade
de contratações frequentes e quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços
para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo.
19 – (CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO) - O extrato dos
contratos administrativos deve ser publicado no Diário Oficial, no prazo máximo de 30 dias, a contar da
data de sua assinatura.
20 – (CESPE - 2010 - ABIN - OFICIAL TÉCNICO DE INTELIGÊNCIA - ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO) - No contrato
de adesão, todas as cláusulas são fixadas unilateralmente pela administração.
1 - A 2 - D 3 - B 4 - E 5 - D 6 - B 7 - E 8 - C
9 - A 10 - C 11 - B 12 - E 13 -
B
14 -
ERRADO
15 -
CERTO
16 -
ERRADO
17 –
CERTO
18 –
CERTO
19 -
ERRADO
20 -
ERRADO
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ANOTAÇÕES:
teoria da 3 idades do arquivos e/ou ciclo vital dos documentos no qual consiste em classificar os
estágios ou fases pelas quais passam os documentos dentro da instituição. São definidas em 3
fases, como:
A) Corrente: são também chamados de arquivos de primeira idade, pois se constitui de documento
em curso (emprestado a outros setores com relativa frequência) ou consultado frequentemente,
conservados nos escritórios ou nas repartições que receberam e os produziram ou em
dependências próximas de fácil acesso;
B) Intermediário: constituídos de documentos que deixaram de ser frequentemente consultados, mas
cujos órgãos que os receberam e os produziram podem ainda solicitá-los, para tratar de assuntos
idênticos ou retomar um problema novamente focalizado. Não há proximidade de serem
conservados próximos aos escritórios;
C) Permanente: constituídos que perderam todo valor de natureza administrativa e que se
conservam em razão de seu valor histórico ou documental e que constituem os meios de conhecer
o passado e sua evolução.
Organograma = gráfico que representa a estrutura formal, hierarquia, de uma organização.
Ciclo PDCA = modelo que possibilita uma abordagem metódica para a olução de problemas e
melhoria contínua.
Histograma = gráfico indicador de distribuição de dados.
Fluxograma = grágico que dá o fluxo de determinado processo ou sequência, início, meio e fim.
Gráfico de Pareto = gráfico de barras que ordena a frequência das ocorrências, de maior para
menor, permitindo a priorização dos problemas.
Benchmarking é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho
superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina
como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função
semelhante. O processo de comparação do desempenho entre dois ou mais sistemas é chamado de
benchmarking, e as cargas usadas são chamadas de benchmark.
O planejamento é uma ferramenta administrativa, governamental ou privada, que possibilita
perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite
adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina.
A descentralização administrativa ocorre quando o Estado desempenha algumas de suas
atribuições por meio de outras pessoas, e não pela administração direta. Desse modo, pressupõese
que haja duas pessoas distintas: o Estado (União, estados, DF, município) e a pessoa que
executará o serviço. A descentralização pode ocorrer por outorga (descentralização por serviços)
ou por delegação (descentralização por colaboração).
Descentralizãção por outorga - o Estado cria uma entidade, pessoa jurídica, e a ela transfere a
titularidade de determinado serviço. A outorga pressupõe a edição de uma lei que crie ou autorize
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a criação desta entidade, e normalmente é por prazo indeterminado. ex: autarquias, empresas
públicas, soc. de econ. mista e fundações públicas.
Descentralização por delegação - o Estado transfere por contrato ( concessão ou permissão de
servições públicos) ou por ato unilateral (autorização de serviços públicos), unicamente a execução
e não a titularidade do serviço como ocorre na outorga. A pessoa delegada presta o serviço à
população em nome próprio e por sua conta e risco, sob fiscalização do Estado. Vale ressaltar que a
delegação por contrato é sempre por prazo determinado.
A autarquia é ente administrativo autônomo, criado por lei específica, com personalidade jurídica
de Direito Público interno, patrimônio próprio e atribuições estatais específicas. Os recursos são
considerados patrimônio público.
as fundações são entidades de Direito Público, integrantes da Administração indireta; prestam-se,
principalmente, à realização de atividades não lucrativas e atípicas do Poder Público, mas de
interesse coletivo.
Princípio Universalidade: Princípio pelo qual o orçamento deve conter todas as receitas e
todas as despesas do Estado. Indispensável para o controle parlamentar, pois possibilita :
a) conhecer a priori todas as receitas e despesas do governo e dar prévia autorização para
respectiva arrecadação e realização;
b) impedir ao Executivo a realização de qualquer operação de receita e de despesa sem
prévia autorização Legislativa;
c) conhecer o exato volume global das despesas projetadas pelo governo, a fim de autorizar
a cobrança de tributos estritamente necessários para atendê-las.
Princípio Entidade: É um príncípio fundamental da Contabilidade.
Princípio Anualidade: O orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período
de tempo, geralmente um ano. A exceção se dá nos créditos especiais e extraordinário autorizados
nos últimos quatro meses do exercício, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao
orçamento do exercício subsequente.
Princípio Unidade: O orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um orçamento
para dado exercício financeiro. Dessa forma integrado, é possível obter eficazmente um
retrato geral das finanças públicas e, o mais importante, permite-se ao Poder Legislativo o
controle racional e direto das operações financeiras de responsabilidade do Executivo.
O ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act / Planejar-Fazer-Verificar-Agir) ou ciclo de Shewhart ou ciclo de
Deming consiste em uma seqüência de passos utilizada para controlar qualquer processo definido.
É uma ferramenta que auxilia na organização do processo de implementação de melhorias, dando
uma diretriz para a condução de tais projetos / processo. É também utilizada para o planejamento
de testes para obtenção de informações a respeito de um processo, antes da implementação de
uma melhoria.
O princípio da exclusividade, ou da pureza orçamentária, limita o conteúdo da lei orçamentária,
impedindo que nela se pretendam incluir normas pertencentes a outros campos jurídicos, como
forma de se tirar proveito de um processo legislativo mais rápido. A lei orçamentária não deve
conter matéria estranha à previsão da receita e à fixação da despesa, ressalvadas: a autorização
para abertura de créditos suplementares e para operações de crédito como antecipação de receita;
e a determinação do destino a dar ao saldo do exercício ou do modo de cobrir o déficit.
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o Art. 6º do Decreto Nº 2.271/97, A administração deve indicar um gestor do contrato, que será
responsável pelo acompanhamento e fiscalização da sua execução, cabendo-lhe a atribuição à
autoridade máxima do órgão ou da entidade do registro das ocorrências e a adoção das
providências necessárias ao cumprimento do contrato, tendo por parâmetro os resultados nele
previstos.
As contratações visando à prestação de serviços, efetuadas por empresas públicas, sociedades de
economia mista e demais empresas controladas direta ou indiretamente pela União, serão
disciplinadas por resoluções do Conselho de Coordenação das Empresas Estatais - CCE.
As fases das licitações são:
A) Fase interna: Também chamada de fase preparatória (preparação), é nela que são
determinadas a modalidade, o tipo e demais condições do processo de licitação. É na fase
interna que o instrumento convocatório é elaborado, recebe parecer jurídico, revisado e é
aprovado. Esta fase se inicia com a ordem da autoridade competente para que se compre
determinado bem ou serviço constante em requisição de materiais ou serviços ou outra
solicitação administrativa.
B) Fase externa: A fase externa, ou pública, inicia-se com a publicação do instrumento
convocatório (convocação), passa pela recepção das propostas, habilitação dos licitantes
(habilitação), julgamento das propostas (competição), adjudicação dos itens aos vencedores
(contratação) e a homologação do processo e por fim a execução.(não necessariamente
nesta ordem).
o prazo máximo para publicação não é definido. Pela lei, apenas é definido que o contrato deverá
ser entregue a gráfica do Diário Oficial até o 5º dia útil do mês seguinte a sua assinatura. Nos
termos da lei, a gráfica do Diário Oficial deverá publica-lo em até 20 dias, após tê-lo recebido.
Contrato de adesão -- Contrato no qual uma das partes estipula todas as cláusulas a que a outra
adere sem poder modificá-las. Com efeito, o contrato de adesão se caracteriza pela ausência de
participação de uma das partes na estipulação das cláusulas contratuais, de forma que a parte
inativa simplesmente a elas adere.
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