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01) No código de classificação de documentos de arquivo das atividades-meio da administração pública brasileira as funções,
atividades, espécies e tipos documentais, genericamente denominados de “assuntos”, encontram-se hierarquicamente
distribuídos de acordo com: (CEFET/RJ)
a) os critérios estabelecidos por cada órgão;
b) a espécie documental.
c) a tipologia documental.
d) o regimento do organismo.
e) as funções e atividades desempenhadas pelo órgão.
02) Os elementos informativos mais comumente tomados como referências para a ordenação dos documentos de arquivo são:
(CEFET/RJ)
a) número do documento, data, local de procedência, nome do emissor ou destinatário, objeto ou tema específico do
documento.
b) Número do documento, data, local de procedência, nome do emissor ou destinatário, notação.
c) Número do documento, data, local de procedência, nome do emissor ou destinatário, código de classificação.
d) Número do documento, data, local de procedência, nome do emissor ou destinatário, recolhimento
e) Número do documento, data, local de procedência, nome do emissor ou destinatário, transferência.
03) A avaliação é uma função arquivística que visa a identificar o valor primário e o valor secundário de um documento.
Respectivamente, o valor primário e valor secundário significam: (CEFET/RJ)
a) a qualidade do documento primeiramente recebido – a qualidade do documento recebido posteriormente
b) a qualidade do documento simples – a qualidade do documento complexo
c) a qualidade do documento utilizado apenas por quem o criou – a qualidade do documento utilizado por todos
d) a qualidade do documento baseado nas utilizações imediatas e administrativas que lhe deram os seus criadores, ou
seja, nas razões para as quais o documento foi criado – a qualidade do documento baseado nas utilizações não
imediatas ou científicas , ou seja, de testemunho privilegiado
e) a qualidade do documento da idade corrente – a qualidade do documento da idade intermediária
04) As obras de referência que identificam, resumem e localizam os conjuntos documentais permanentes são chamados de:
(CEFET/RJ)
a) planos de classificação de documentos
b) planos de classificação de documentos por assunto
c) tabela de temporalidade
d) instrumento de localização
e) instrumento de pesquisa
05) O projeto arquitetônico de um edifício de arquivo, a manutenção das instalações, um plano de emergência, o controle das
condições físicas e ambientais, a educação de empregados e a conscientização do usuário em relação ao uso dos acervos são
aspectos que devem ser acompanhados e administrados por um arquivista como parte de um: (CEFET/RJ)
a) programa de engenharia
b) programa de conservação
c) projeto de restauração
d) projeto de acondicionamento de acervo
e) programa de acervo
06) Podemos afirmar que Fundo de Arquivo é constituído por um: (CEFET/RJ)
a) conjunto de coleção de documentos
b) conjunto dos documentos de qualquer natureza proveniente de diferentes administrações, pessoas físicas ou jurídicas
c) conjunto de textos manuscritos
d) conjunto de documentos recebidos
e) conjunto dos documentos de qualquer natureza provenientes de uma mesma administração, de uma mesma pessoa
física ou jurídica
07) As instituições produzem e acumulam documentos que devem ser classificados segundo seus assuntos, o que exige muita
atenção na leitura e interpretação dos documentos analisados pelos arquivistas. Observe o seguinte documento:
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O documento acima deve ser classificado a partir dos seguintes assuntos principais: (CVM, 2005)
a) encaminhamento de correspondência, admissão imediata, Diretoria Comercial
b) admissão pessoal, psicologia do trabalho, psicologia da educação
c) parecer, comercial, matriz da empresa
d) referência, psicologia, trabalho e educação
e) Rio de Janeiro, encaminhamento, vagas para psicólogos
08) O conjunto de atividades destinadas a orientar o usuário no acesso aos documentos e aos instrumentos de pesquisa é
objetivo de serviço denominado: (Eletrobrás)
a) intercâmbio
b) disseminação seletiva
c) transferência da informação
d) referência
e) recuperação da informação
09) A adoção de recursos tecnológicos para alteração do suporte da informação requer a observância de critérios fundamentais
que levem em consideração: (Eletrobrás)
a) legislação em vigor; comutação bibliográfica internacional, aplicação de normas internacionais
b) preceitos técnicos da arquivologia, legislação em vigor e relação custo/benefício de sua implantação
c) relação custo/benefício de sua implantação; aplicação de normais internacionais; comutação de registros documentais
nacionais e internacionais
d) comutação bibliográfica; normais internacionais de websites; princípios arquivísticos
e) fundamentos arquivísticos, inserção no Programa da Sociedade da Informação; comutação de registros documentais
internacionais
10) O método de indexação coordenada, ou unitermo, auxilia na recuperação da informação e exige a estruturação de um
vocabulário controlado. O método consiste na atribuição de números em ordem crescente a documentos ou grupo de
documentos, de acordo com a sua entrada no arquivo. A recuperação dos documentos ér feita a partir das palavras chave.
Auditoria Interna
000 001 002 003 004 005 006 007 008 009
40 31 72 13 44 15 36 07 48 19
50 71 52 83 64 185 116 97 88 39
103 215 263 477
Proposta orçamentária
000 001 002 003 004 005 006 007 008 009
20 41 12 33 54 85 76 17 28 69
50 81 32 93 94 155 116 57 68 119
121 163 104 165 246 127 148
Nesse sentido, para recuperar o único documento que trata da elaboração da proposta orçamentária e auditoria interna da
empresa MVC, é necessário apresentar os documentos de números: (CVM, 2005).
Rio de Janeiro, 10 de novembro de 2005
Ilmo. Sr. Silva e Silva
Departamento de Recursos Humanos
Av. Presidente Vargas, 37/808
Rio de Janeiro – RJ
Prezado Senhor
Encaminho as correspondências e os pareceres, desta
Diretoria Comercial, sobre a admissão de pessoal, para
início imediato na matriz da nossa empresa.
Ressalto que as vagas são referentes à Psicologia do
Trabalho e da Educação.
Atenciosamente
Monteiro e Monteiro
Diretor Assistente
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a) 20 e 40
b) 31 e 93
c) 44 e 94
d) 50 e 116
e) 103 e 127
11) Uma das lojas de uma grande rede recebeu um auto de infração. Para elucidar-los, os dirigentes da rede precisam encontrar
certos documentos, mas a desorganização do arquivo vem lhes causando dificuldades. Alguns de seus problemas são: as várias
origens dos documentos foram mescladas; não existe cronologia formal nos volumes de documentos; os documentos correntes
estão misturados aos intermediários e permanentes; existem, desordenadamente, várias revistas especializadas, catálogos de
preços, boletins, folhetos de publicidade, fotografias, disquetes etc. O procedimento correto para iniciar essa organização é:
(CVM, 2005)
a) solicitar a colaboração do diretor da empresa
b) fazer o levantamento documental
c) numerar o acervo para eliminar os documentos
d) arranjar sistematicamente a documentação
e) elaborar os instrumentos de pesquisa
12) O ciclo vital dos documentos administrativos compreende três idades: os arquivos correntes, que mantêm os documentos
durante seu uso funcional, administrativo e jurídico; os arquivos intermediários, que guardam os documentos que já
ultrapassaram o prazo de validade jurídico-administrativo, mas ainda podem ser utilizados pelo produtor; e os arquivos
permanentes, onde os documentos são preservados definitivamente. A especialidade dos arquivos pode ser identificada por sua
localização física. Portanto, os arquivos de primeira e segunda idades devem estar localizados, respectivamente: (CVM, 2005)
a) fora da cidade, arquivo nacional
b) próxima ao corrente, lugar descentralizado
c) acima de estrutura, área de segurança
d) em torno da capital, perto do centro
e) junto ao produtor
13) A Lei 8.159, de 08 de janeiro de 1991, dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. De acordo com
ela, os arquivos públicos são os conjuntos de documentos: (BNDES, 2002)
a) produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do
exercício de atividades específicas, bem como por pessoas físicas, qualquer que seja o suporte da informação ou a
natureza dos documentos
b) produzidos e recebidos, no exercício de suas atividades, por órgãos públicos e privados de âmbito federal, estadual, do
Distrito Federal e municipal em decorrência de suas funções administrativas, legislativas e jurídicas, qualquer que seja
o suporte a informação ou a natureza dos documentos
c) e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e
intermediária, visando a sua eliminação ou transferência para guarda permanente, qualquer que seja o suporte da
informação ou a natureza dos documentos
d) de mais de 50 anos de idade produzidos e recebidos por instituição pública ou privada, em decorrência de suas
atividades ligadas ao serviço público ou não, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos
e) pessoais ou administrativos, produzidos e recebidos pelas autoridades do poder executivo em seu respectivo nível de
competência, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos
14) A natureza dos documentos a serem arquivados e a estrutura da entidade é que determina o: (UFRJ, 2004)
a) conjunto de classificações
b) método de arquivamento
c) sistema de notações
d) descarte de projeções
e) instrumento de pesquisa
15) A classificação Decimal de Dewey empregada nos arquivos divide o saber humano em: (UFRJ, 2004)
a) cinco classes principais e cinco classes gerais
b) seis classes principais e quatro classes gerais
c) sete classes principais e três classes gerais
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d) oito classes principais e duas classes gerais
e) nove classes principais e uma classe geral
16) Para organização de uma massa documental constituída especificamente de processos, o arquivista deve utilizar o método:
(UFRJ, 2004)
a) enciclopédico
b) numérico
c) dicionário
d) unitermo
e) geográfico
17) Assegurar a preservação dos documentos que não mais são utilizados pela administração e que devem ser mantidos,
visando a um processo de triagem que estabelecerá a eliminação ou o arquivamento definitivo é a função principal do arquivo:
(UFRJ, 2004)
a) onomástico
b) permanente
c) especializado
d) intermediário
e) estratégico
18) Na mensagem: “informamos que, na reunião ordinária da Sub-Reitoria de Planejamento da UFRJ, foi discutido o
orçamento para o ano 2005”, as palavras-chaves principais são: (UFRJ, 2004)
a) informação, reunião e ordinária
b) reunião ordinária, Sub-Reitoria de Planejamento e orçamento para 2005
c) informação, Sub-Reitoria e Planejamento da UFRJ
d) reunião ordinária, informação e orçamento para 2005
e) informação, UFRJ e ano 2005
19) Estabelecer os prazos de vida do documento dentro da instituição, de acordo com os valores informativos e probatórios, é
atividade da comissão de: (UFRJ, 2004)
a) avaliação de documentos
b) incineração de documentos
c) restauração de documentos
d) movimentação de documentos
e) preservação de documentos
20) Antes de eliminar documentos inservíveis para a instituição, o técnico de arquivo deve recorrer ao instrumento de
destinação aprovado pela autoridade competente, que é a tabela de: (UFRJ, 2004)
a) operacionalidade
b) caducidade
c) organicidade
d) temporalidade
e) originalidade
21) O controle de temperatura, de unidade relativa e de poluentes, por meio de instrumentos, com o objetivo de criar uma
atmosfera favorável à conservação dos documentos, denomina-se: (UFRJ, 2004)
a) monitoração
b) climatização
c) esterilização
d) fumigação
e) refrigeração
22) O instrumento que procede ao relacionamento das antigas notações para as novas que tenham sido adotadas, em
decorrência de alteração no sistema de arranjo, é a tabela de: (UFRJ, 2004)
a) temporalidade
b) prescrição
c) destinação
d) equivalência
e) conservação
23) São inalienáveis e imprescritíveis os documentos de valor: (UFRJ, 2004)
a) primário
b) permanente
c) especial
d) intermediário
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e) corrente
24) Os princípios teóricos e práticos de arranjo e descrição consagrados pela Arquivística contemporânea aplicam-se:
(MPEAm, 2002)
a) aos acervos arquivísticos públicos e privados
b) tanto aos arquivos como às bibliotecas
c) aos arquivos, às bibliotecas e aos museus
d) às coleções de particulares e de organismos privados
e) aos acervos hemorográficos por particulares
25) O que um arquivista deve compreender como um plano de classificação de documentos?(MPEAm, 2002)
a) um plano que permita a ordenação intelectual e física dos documentos de um arquivo corrente
b) um plano físico que forneça ao órgão as bases para manutenção de documentos com informações significativas e que
indique a possível classificação daqueles que não contenham dados relevantes
c) um plano de tratamento e de avaliação, sob todos os aspectos possíveis e imagináveis, de uma massa documental
acumulada
d) um plano de descarte sistemático, acompanhado de um programa de microfilmagem ou de digitalização das imagens
dos documentos com o uso de recursos informáticos
e) um plano geral de microfilmagem dos documentos mantidos pela instituição
26) Uma das tendências mais expressivas da Arquivística do mundo atual é o enfoque da informação com prioridade sobre o
documento. Deste modo, as novas teorias arquivísticas indicam que:
a) os documentos registrados em suporte convencionais devem ser imediatamente copiados e sumariamente eliminados
b) os documentos registrados em meio magnético são os que realmente importam para o presente e para o futuro
c) os conteúdos dos documentos convencionados e não-convencionais vêm ganhando maior significação para o
trabalho profissional
d) as espécies documentais continuarão a ser o principal vetor para o processo de tratamento arquivístico
e) tudo deve ser mantido do mesmo modo que sempre
27) As instituições denominadas arquivos públicos federais, estaduais, municipais e institucionais são locais onde, em situação
ideais, guardam-se:
a) os documentos de valor corrente, isto é, de uso constante
b) os documentos de valor permanente, isto é, de valor informativo
c) os documentos de todos os tipos e valores
d) os documentos sem valor corrente, porém ainda úteis por algum tempo ou destinados à preservação definitiva
e) os documentos que estão esperando a definição de suas situações
28) O uso da microfilmagem alcançou ampla difusão nas últimas décadas. Por isso, instituições públicas e privadas utilizam-se
em vários casos. Segundo especialistas, este recurso: (MPEAm, 2002)
a) tornam mais barato o tratamento e a manutenção de acervos arquivísticos em suporte papel, fotográfico e videográfico
b) tem custos similares aos dos procedimentos mais convencionais
c) é indicado somente para os arquivos correntes
d) torna bem mais caro o tratamento dispensado aos acervos arquivísticos
e) é utilizável em aplicações específicas na preservação de documentos essenciais sob o ponto de vista jurídico e
histórico-cultural
29) a digitalização de documentos já chegou ao Brasil. Com ela é possível que se produzam arquivos eletrônicos de imagens
mapeadas em bist ou de dados por meio do reconhecimento ótico de caracteres. Sob o ponto de vista arquivístico: (MPEAm,
2002)
a) os documentos a serem digitalizados não precisam ter uma ordenação prévia que permita a recuperação das
informações contidas
b) os documentos devem ser digitalizados, respeitando-se os padrões nacionais de qualidade
c) os documentos a serem digitalizados devem ser objeto de um tratamento técnico-científico preliminar, executado por
profissionais
d) a digitalização, em qualquer caso, resolve os problemas de arquivo de um órgão, diminuindo o espaço de guarda e
facilitando o acesso
e) a digitalização substitui a necessidade do tratamento do profissional de arquivo
30) De modo geral, os dois registro e suportes dominantes, em termos quantitativos, nos arquivos públicos brasileiros são:
(MPEAm, 2002)
a) o documento textual em papel e a fotografia
b) a correspondência e os dossiês funcionais
c) os microfilmes e os disquetes
d) o processo administrativo e a correspondência
e) as máquinas digitais contemporâneas e os discos óticos
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31) A análise acerca da situação do acervo arquivístico existente em uma instituição pública ou privada é obtida mediante a
elaboração de um: (TJDFT, 2000)
a) plano de ação
b) plano de gestão
c) plano de classificação
d) programa de gestão documental
e) diagnóstico do acervo
32) De acordo com a Resolução n. º 10 do CONARQ, os usuários de microfilmes de documentos arquivísticos serão
obrigatoriamente informados, por meio da utilização de símbolos específicos, quando o estado físico original dos documentos
apresentar a situação de: (TJDFT, 2000)
I – original ilegível
II – texto manchado
III – numeração incorreta
IV – data-limite atribuída
V – repetição de imagem
Estão certos apenas os itens:
a) I, II e IV
b) I, II e V
c) I, III e V
d) II, III e IV
e) III, IV e V
33) Na terminologia arquivística, o esquema preestabelecido para armazenagem, ordenação e classificação de documentos é
um conceito atribuído para aelaboração do plano de: (TJDFT, 2000)
a) ordenação
b) destinação
c) classificação
d) arquivamento
e) armazenamento
34) Das atividades abaixo, assinale a que não se caracteriza como atividade de arquivo corrente: (TJDFT, 2000)
a) análise
b) ordenação
c) descrição
d) arquivamento
e) empréstimo
35) Observe o quadro abaixo: (TJDFT, 2000)
Dissertações
Antropologia
Antropologia Cultural
Teoria Antropológica
História
Sociologia
Monografia
Antropologia
Historia
Historia Antiga
Historia Moderna
Sociologia
Teses
Antropologia
História
Sociologia
Sociologia da Educação
Sociologia Rural
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De acordo com a obra Arquivo: teoria e prática, de Marilena Leite Paes, a forma de ordenação adotada no exemplo acima
corresponde à:
a) duplex
b) enciclopédica
c) alfabética
d) dicionário
e) decimal
36) O processo que consiste na ordenação dos documentos em fundos, na ordenação das séries dentro dos fundos e, se
necessário, dos itens documentais dentro das séries é: (TJDFT, 2000)
a) a catalogação
b) o arranjo
c) a análise
d) a avaliação
e) a descrição
37) Um programa de gestão de documentos eficiente prevê a gestão dos acervos e dos recursos nela empregados. Isso implica
planejar a distribuição prévia das áreas de depósito, indicando a utilização atual e futura dos espaços disponíveis. Conforme o
Dicionário de Terminologia Arquivística da Associação dos Arquivistas de São Paulo, esse planejamento consubstancia-se no
plano de:
a) destinação
b) arquivamento
c) armazenamento
d) classificação
e) descrição
38) Quanto aos instrumentos de pesquisa utilizados nos arquivos, assinale a opção incorreta: (TJDFT, 2000)
a) o inventário é o instrumento que descreve conjuntos ou unidades documentais na ordem em que foram arranjados
b) no catálogo a descrição exaustiva ou parcial de um fundo toma por base a série documental
c) [o guia de arquivo tem por finalidade oferecer informações básicas sobre um ou mais arquivos e seus fundos]
d) um inventário pode contemplar um fundo inteiro, uma série, parte dela ou mesmo uma unidade de arquivamento
e) o repertório é um instrumento de pesquisa que seleciona documentos pertencentes a um ou mais fundos e os descreve
minuciosamente
39) O instrumento de pesquisa em que a descrição exaustiva ou parcial de um fundo, ou de uma ou mais de suas subdivisões,
toma por base a peça documental, respeitada ou não a ordem de classificação é o: (TJDFT, 2000)
a) catálogo
b) inventário
c) guia
d) repertório
e) índice
40) No código de classificação de documentos de arquivo das atividades-meio da administração pública brasileira as funções,
atividades, espécies e tipos documentais, genericamente denominados de “assuntos”, encontram-se hierarquicamente
distribuídos de acordo com: (Folha Dirigida 09 a 15 de julho/2005)
a) os critérios estabelecidos por cada órgão
b) espécie documental
c) a tipologia documental
d) o regimento do organismo
e) as funções desempenhadas pelo órgão.
41) Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada afirmação sobre arquivos apresentada abaixo. A ordem correta é: (Folha
Dirigida 07 a 13 de julho/2005)
a) ( )Cada empresa deve adotar a metodologia de arquivamento que atenda às suas necessidades específicas
b) ( )Os arquivos podem passar por três estágios de evolução, que não são complementares
c) ( )A maneira de conservar e organizar os documentos deve mudar de acordo com a idade do arquivo
d) ( )Embora o termo “arquivo” seja usado em referência a qualquer uma das três idades, os arquivos propriamente ditos
são os de terceira idade.
a) V-V-F-V
b) V-V-F-F
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c) V-F-V-V
d) F-F-V-F
e) F-V-F-V
42) Assinale a afirmativa correta a respeito de arquivos intermediários. (Folha Dirigida 07 a 13 de julho/2005)
a) Devem necessariamente ser conservados próximo aos escritórios
b) Devem disponibilizar seus documentos para consulta freqüente
c) São também chamados de “limbo”, “purgatório” ou “arquivo morto”
d) Guardam documentos oficiais ou de valor histórico em caráter permanente
e) Reúnem documentos que precisam estar acessíveis, apesar de menos consultados
43) A respeito dos métodos de arquivamento, são feitas as afirmações abaixo. (Folha Dirigida 07 a 13 de julho/2005).
I – A escolha do método de arquivamento deve ser determinada pela natureza dos documentos e a estrutura da entidade,
embora, de modo geral, qualquer sistema possa apresentar resultados satisfatórios se for adequadamente aplicado.
II – Em comparação aos demais, o método alfabético é o mais simples, rápido e barato, além de dificilmente gerar erros de
arquivamento, mesmo quando o volume de documentos é grande.
III – Podem-se dividir os métodos de arquivamento em duas grandes classes, a dos alfabéticos e a dos numéricos; cada uma
delas, por sua vez, divide-se em diversas subclasses.
a) I, apenas
b) II, apenas
c) III, apenas
d) I e II, apenas
e) II e III, apenas
44) As pastas abaixo deverão ser arquivadas segundo as regras de alfabetação. (Folha Dirigida 07 a 13 de julho/2005)
I – Terceiro Seminário Brasileiro de Pesquisa
II – XX Congresso de Biblioteconomia e Ciências da Informação
III – 9º Simpósio de Diretores de Bibliotecas Universitárias da América Latina
IV – Décimo Sétimo Encontro de Informação e Documentação Jurídica
V – 15º Encontro Nacional de Informação e Documentação Jurídica
a) I – III – IV – V – II
b) I – IV – II – V – III
c) II – IV – V – I – III
d) II – V – IV – I – III
e) IV – V – II – III – I
45) Assinale a afirmação incorreta a respeito do método de alfabetação para nomes de pessoas. (Folha Dirigida 07 a 13 de
julho/2005)
a) Quando os sobrenomes são iguais, prevalece a ordem alfabética dos prenomes
b) Sobrenomes compostos de substantivo e adjetivo (como Monte Verde) não são separados
c) Sobrenomes iniciados com a palavra Santa (como Santa Cruz) são compostos e não se separam
d) Títulos que acompanham nomes, como General ou Ministro, são considerados na alfabetação
e) Os nomes orientais (japoneses ou árabes, por exemplo) são registrados exatamente como se apresentam.
10
1E 2A 3D 4E 5B 6E 7B 8D 9B
10D 11B 12E 13B 14B 15E 16B 17D 18B
19A 20D 21B 22D 23B 24A 25A 26C 27B
28E 29C 30D 31E 32C 33D 34C 35B 36B
37C 38B 39A 40E 41C 42E 43A 44C 45D
O que é Conhecimento: Conhecimento é o ato ou efeito de conhecer, é ter ideia ou a noção de alguma coisa. É o saber, a instrução e a informação.
APOSTILAS
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